Tomb Raider 4 - The Last Revelation é considerado um dos melhores da série. A maioria da trama se passa no Egito, com exceção da primeira fase, no Camboja. Durante a busca de Lara por tentar consertar seu erro ao libertar o poderoso Deus Seth, vemos Lara percorrer os locais tema deste artigo: O Templo de Karnak ou também conhecido como Ipet-Sut, que significa “o melhor de todos os lugares" e seus demais distritos, o Grande Salão Hipostilo e o Lago Sagrado. Este local é uma das principais e mais singulares atrações turísticas, sendo uma parada obrigatória para quem deseja conhecer o Egito.
Templo de Karnak
O complexo de Karnak é o destino certo para quem quer conhecer de perto o poder e a grandeza da Antiga Civilização Egípcia, na realidade ela é o abrigo de inúmeros outros templos, sendo o principal em homenagem ao Deus Amon-Rá. Foi construída ao longo de quase 2.000 anos por inúmeros faraós, contando com a mão de obra de cerca de 80 mil pessoas e mesmo assim não totalmente concluído segundo estudiosos. Sua restauração teve início no século 18 mas ainda hoje não foram terminadas; Atualmente ainda se faz buscas no local e, de tempos em tempos, aparecem novas descobertas ou novas interpretações sobre algum templo. A entrada deste templo possui uma espantosa estrada de 3 quilômetros, com esfinges de ambos os lados, e que faz conexão com o templo de Luxor.
Templo de Karnak |
O Grande Salão Hipostilo
No recinto de Amon-Rá, dentro do templo de Karnak, temos o Grande Salão Hipostilo, sua construção começou no comando de Seti I, porém a maioria de sua construção foi realizada no reinado do imponente faraó Ramsés II, que comandou o Egito por 77 anos. Ela é composta por 134 colunas em formato de papiro (planta precursora do papel) e a ideia era se assemelhar a uma grande floresta.
Lara Croft é uma personagem feminina conhecida pela sua força e atitude, então é impossível não citarmos Hatchepsut, a única faraó mulher que governou o Antigo Egito e que assumiu o poder após vencer várias intrigas e oposições politicas. O maior obelisco de pé no Egito é em sua homenagem e também se encontra neste local, conforme vemos na imagem ao lado. Conta com uma altura de 27 metros e com o peso de 340 toneladas, feita em pedra única e com a seguinte inscrição "Vós que vires este monumento nos anos vindouros e falarem disto que fiz".
Ela foi rainha-faraó por 22 anos, num período de grande crescimento econômico e com poucas campanhas militares. O nome pelo qual ficou famosa, Hatchepsut, na verdade é um título e significa "a primeira das nobres senhoras". Para quem deseja ler um resumo de sua biografia, basta clicar aqui.
O Lago Sagrado
Para cada templo no Antigo Egito se encontrava um Lago, e Karnak não é exceção. Porém este é o maior do Egito e representa a purificação dos deuses e renascimento do Deus Sol (Amon) pela manhã.
E para quem ficou interessado é bom frisar que o Egito é um dos locais mais baratos para se viajar no mundo e com certeza um país com uma cultura muito rica e cheia de curiosidades para se conhecer, só abordamos uma parcela bem pequena neste artigo. Para chegar até este complexo é necessário passar por Luxor, que fica a cerca de 700 km ao Sul de Cairo. E clicando aqui poderá também conhecer uma imagem panorâmica do local. Durante a noite os turistas podem vislumbrar um espetáculo de luz e som no templo.
Para finalizar esta matéria algumas pequenas curiosidades: O templo possui uma estátua de granito de um escaravelho (imagem ao lado), símbolo do Deus Amon-Rá e segundo a crença local você deve dar algumas voltas nele para conseguir felicidade, sucesso financeiro ou no matrimônio.
Também acredita-se, segundo os antigos egípcios, que os muros que circulam os templos de Karnak simbolizam o início da vida na Terra.
Esperamos que tenham gostado da matéria e futuramente traremos novos artigos como este, até porque, conforme dito, abordamos somente um pouco deste país tão incrível e que marca tanto a nossa série favorita.
0 comentários:
Postar um comentário