"Rise of the Tomb Raider", que atualmente não tem uma data de lançamento oficial contará com um modo de história independente, juntamente com um ambiente que será três vezes maior do que o jogo de 2013. Durante um podcast , Brian Horton,diretor do jogo, afirmou os seguintes detalhes:
"Falando sobre o tamanho do jogo: já foi dito muitas vezes sobre isso pelo nosso estúdio, tentamos e conseguimos fazer um jogo cerca de três vezes maior, não só maior, mais denso. Colocamos muito mais detalhes para os sistemas do jogo, para fazer com que ele fique ainda mais abrangente e interativo. Então, sim, definitivamente podemos dizer que é o jogo mais ambicioso que já fizemos"
De acordo com o diretor criativo Noah Hughes, o jogo contará com vários elementos que irão fornecer uma visão para aqueles jogadores que não experimentaram os jogos anteriores. Segundo o executivo, a história por si mesma estará fornecendo a melhor visão possível, ele também forneceu uma resposta ambígua quando lhe foi perguntado:
"Rise of the Tomb Raider está diretamente ligado aos eventos de Yamatai do jogo anterior?"
O indivíduo afirmou que pode ser ou não ser ligado ao título anterior. Sem dúvida, o executivo optou por manter respostas tão vago quanto possível, de modo a não dar qualquer alerta de spoiler sobre o enredo do jogo. "Rise of the Tomb Raider" vai ser um exclusivo oportuna para o Xbox One e Xbox 360. O jogo está previsto para ser lançado este ano, e provavelmente será portado para o PS4 e Microsoft Windows em 2016.